1º_DSU_7

CGE na organização do 1º Dia da Saúde na Universidade (1º DSU)

Atualizada em 18/10/19 07:28.

Na manhã do dia 12 de setembro de 2019, no Auditório Sirlene Duarte, Bloco Didático I da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC), aconteceu o 1º Dia da Saúde na Universidade (1º DSU) da REGIONAL CATALÃO.

Os objetivos do evento foram apoiar o movimento “setembro amarelo”, trazer a atenção à saúde aos nossos estudantes e comunidade universitária, e estreitar laços com a comunidade catalana.

A mesa de abertura foi composta pela Diretora da Regional Catalão, Profa. Dra. Roselma Lucchese; Secretário Municipal de Saúde de Catalão, Velomar Gonçalves Rios; Coordenador de Assuntos da Comunidade Universitária da RC (CCOM-RC) e organizador do Evento, Prof. Dr. Emerson Gervásio de Almeida; Membro da equipe CCOM-RC e organizadora do evento, nutricionista Drª Graciele Cristina Silva; representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE-RC) Raphael Vinicius Almeida Escritório; representante do SINT-IFESGO e vice-presidente da comissão interna de saúde do Servidor Público/RC, secretário executivo Francisco Vieira dos Santos. A Coordenadora Geral de Estágios-RC e organizadora do evento, Profª Dra. Ivânia Vera não pode comparecer à mesa de abertura.

1º_DSU_7
Mesa de abertura do 1º Dia da Saúde na Universidade

A mesa redonda de Abertura intitulada “Saúde Mental na comunidade universitária – SETEMBRO AMARELO”, foi mediada pela Dra. Graciele Cristina Silva. Discursaram Profª Roselma Lucchese, Enfermeira Psiquiatra – Curso de Enfermagem/Diretora - UFG/RC, Psicóloga Pollyane Lisita da Silva (SIASS/UFG/RC) e o Enfermeiro Tiago Vieira - Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SMS)

Posteriormente à mesa de abertura, aconteceram atividades em diversos espaços da Universidade, com atendimento a comunidade acadêmica em geral, com grande envolvimento dos estudantes, sobretudo do Curso de Enfermagem, Psicologia, Biologia e Educação Física.

Atividades desenvolvidas:

-Verificação antropométrica, com orientação da Profª Ivânia Vera e Nutricionista Graciele Cristina desenvolvida por estudantes da Disciplina de Processo de Cuidar do Adulto e Idoso I - Curso de Enfermagem/UFG/RC;

- Avaliação do Consumo Alimentar, Coordenada pela Nutricionista Graciele Cristina Silva (Serviço de Nutrição – CCOM);

- Avaliação Clínica do Universitário, com o Dr. Agnaldo Antônio Rodrigues Filho (médico)

Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Catalão;

- Avaliação corpórea: auto cuidado na identificação de manchas, com a Dra Elaine Rosa (médica) e a Técnica em Enfermagem Isabel Cristina Santana Alves, do Programa de Controle de Hanseníase – SMS;

- Rua de lazer: promovendo a saúde na Universidade, com Avaliação Física, Jogos e brincadeiras, Atividades adaptadas, Dança e Lian Gong (ginástica chinesa), sob supervisão de Professores e atuação dos estudantes do Curso de Educação Física - UFG/RC;

- Atendimento de terapia floral, sob orientação da Prof.ª Caliope Pilger do Curso de Enfermagem/UFG/RC;

- Realização de Glicemia Capilar (Exame de diabetes) com a Equipe ADISGO (Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano);

- Imunização-atualização do cartão vacinal com a SMS-Catalão sob coordenação da Enfª Graciele Ribeiro Torres - Equipe de Saúde da Vigilância Epidemiológica SMS;

- Educação em Saúde: doenças infecciosas e parasitárias, sob orientação e supervisão da Profª. Heliana Batista e Profª. Jupyacyara Barros do Curso de Ciências Biológicas - UFG/RC;

- Testagem e aconselhamento acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) - *teste rápido, sob orientação do Enfermeiros Thiago Vieira Campos e Maria das Graças Galdino do Nascimento Barbosa e Psicóloga Paula Kalil;

-Orientações sobre benefícios assistenciais efetuado pela equipe da Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM);

-Roda de Conversa sobre saúde mental e vida universitária, sob coordenação do Prof Dr. Maurício Campos e estudantes do Curso de Psicologia - UFG/RC

Texto: Profª Ivânia Vera

Imagens: Estudantes e Docentes participantes do Evento/monitores e equipe CGE

Clique aqui para acessar as imagens do Evento.

Categorias: Noticias