5

Curso de Enfermagem da Regional realiza o 1º Seminário de Hanseníase e Tuberculose: integração ensino-serviço

Atualizada em 07/10/19 10:41.

O Auditório Lívia Abraão (Bloco Didático I) da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão – UFCAT em implantação foi palco do 1º Seminário de Hanseníase e Tuberculose: integração ensino – serviço no dia 19 de setembro de 2019.

Ocorrido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano (ADISGO),  o evento foi promovido pelo Curso de Enfermagem (IBiotec – UFG/RC – UFCAT em implantação) e envolveu as Disciplinas de Processo de Cuidar do Adulto e Idoso I e Saúde Coletiva II sob a Coordenação das Profª Dra. Ivânia Vera, Profª Dra. Nunila Ferreira de Oliveira e Profa. Me. Anna Paula M. Barros, estudantes, professores do Curso da RC e profissionais da área de saúde do Município de Catalão/GO.

Mesa de abertura do 1º Seminário de Hanseníase e Tuberculose: integração ensino-serviço

O evento teve a intenção de discutir a situação epidemiológica, instrumentalizar alunos e profissionais de saúde no contexto do trabalho da equipe na assistência aos usuários do serviço de saúde que sejam portadores dessas doenças, proporcionando discussões com olhares de multiprofissionais com ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da hanseníase e tuberculose.

Na mesa redonda sobre “Doenças negligenciadas e os determinantes sociais da saúde” houve a apresentação sobre a epidemiologia da hanseníase  no Mundo, Brasil, Região Centro-Oeste, Estrada de Ferro e em Catalão com participação da Enfª Denise Ferreira de Freitas (Subcoordenadora da área de Hanseníase SUVISA – Goiás) e Dra Elaine Rosa, médica  do Programa de Controle de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão/GO.

Em relação ao panorama epidemiológico da tuberculose, a discussão ficou a cargo da Enfª Eunice Salles, da Coordenação de Doenças Negligenciadas da SUVISA – Goiás e pelo Dr. Leonardo Fernandes, médico pneumologista do Curso de Medicina da UFG/RC. Ambas mesas foram mediadas pela profa. Dra Ana Carolina Scarpel Moncaio, a mesma realizou ao final do evento oficina sobre Consulta de enfermagem à pessoa com tuberculose.

A assistência multiprofissional ao usuário foi retratada com a palestra da nutricionista Dra. Graciele Cristina Silva, que falou sobre os aspectos nutricionais na abordagem ao paciente com hanseníase e tuberculose.

O cuidado com os pés em pessoas com neuropatias foi demonstrado pela Podóloga Nara Carina Coimbra de Mesquita Marquezam, membro da ADISGO. O Psicólogo e professor do curso de Psicologia da UFG/RC, prof. Dr. Maurício Campos realizou bate – papo com os participantes sobre a  importância da escuta no acolhimento das pessoas com doenças estigmatizantes e o Fisioterapeuta Rômulo Lucas Pereira apresentou o trabalho de Reabilitação e prevenção de incapacidades em pacientes com diagnóstico de Hanseníase que o Centro de Referência em Reabilitação da SMS de Catalão tem realizado.

O 1º Seminário de Hanseníase e Tuberculose: integração ensino – serviço foi  produtivo, com esclarecimentos das dúvidas, diretamente com o palestrantes, além de importante momento dedicado aos profissionais da área da saúde e acadêmicos, com um dia de intensas atividades, com uma programação científica qualificada que permitiu completa atualização e capacitação em duas das mais antigas e graves micobacterioses da humanidade: a Hanseníase e a Tuberculose, sendo essas grave problema de saúde pública.

Imagens: Comissão Organizadora e Equipe CGE

Redação: Profª Dra. Ivânia Vera e Profa. Me. Anna Paula M. Barros

Para acessar as imagens do evento, clique aqui.

Categorias: Noticias