CGE realiza com sucesso a I Oficina de Escrita de Relato de Experiência

Atualizada em 04/02/22 14:18.

No dia 16 de agosto de 2019, no período da manhã, no Auditório Sirlene Duarte – UFG/RC, aconteceu a 1ª Oficina de Escrita de Relato de Experiência. A iniciativa ocorreu a partir da experiência da 1ª Mostra de Estágios Curriculares, promovida pela Coordenação Geral de Estágios (CGE) durante o 4º Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da Regional Catalão (Conpeex - RC/UFG), no ano de 2018.  Momento em que a Comissão Organizadora do referido evento e professores que fizeram leituras prévias dos trabalhos submetidos, bem como os que assistiram e avaliaram a apresentação desses trabalhos, modalidade oral, verificaram a necessidade de estimular os estagiários/estudantes divulgarem suas experiências de estágio, além do relatório final de semestre, mas como um produto acadêmico com divulgação em âmbito institucional, em eventos científicos.

Assim, estariam cumprindo ao disposto nas Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (CEPEC/UFG) Nº 1538/2017, que Disciplina os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de bacharelado da Universidade Federal de Goiás e revoga as resoluções CEPEC nº 766/2005 e nº 880/2008, em seu Artigo 6, inciso VI: os resultados das atividades de estágios curriculares poderão ser objeto de apresentação em eventos acadêmicos e científicos (UFG, 2017a) e a Resolução CEPEC nº 1539/2017 que  Define a política de estágios dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás - UFG em seu Art. 10. O resultado das atividades de estágio deverá ser objeto de debate com os professores da instituição-campo e de apresentação em eventos acadêmicos e científicos (UFG, 2017b).

Nesse sentido, elaborou-se um evento, de modo que estes estudantes pudessem conhecer a escrita científica na modalidade Relato de Experiência, uma vez que, em muitos dos espaços aos quais estão inseridos, não há vínculo de pesquisas com parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de forma que pudessem redigir um texto respeitando-se os preceitos éticos previstos nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Resolução 466/2012 (BRASIL, 2012), Resolução 510/2016 (BRASIL, 2016) e Resolução 580/2018(BRASIL, 2018).

O evento foi desenvolvido pela CGE/RC/UFG e faz parte de um Projeto Matriz, desenvolvido pela atual Gestão, intitulado: Análise de desenvolvimento institucional da Regional Catalão/UFG: enfrentamento de mudanças políticas, administrativa e financeira, Gestão 2018-2021.

Com a mesa diretiva composta pela Prof.ª Fernanda Ferreira Belo, Coordenadora de Graduação e neste dia representando a diretora da Regional Catalão, Prof.ª Roselma Lucchese, pela Prof.ª Neila Coelho, Coordenadora de Extensão e Cultura, pelo Prof. Emerson Gervásio, Coordenador da Editora Letras do Cerrado, pela Prof.ª Ivânia Vera, Coordenadora Geral de Estágios e pelo estudante de graduação e estagiário não-obrigatório, Tiago Mesquita Vieira, foram dadas boas-vindas ao público presente e início às atividades da programação da oficina.

Mesa diretiva da I Oficina de Escrita de Relato de Experiência

A CGE/RC acredita ter alcançado os objetivos propostos no Evento, momento em que a Equipe Organizadora e Palestrantes orientaram os estudantes de Graduação e Pós-graduação quanto a escrita do Relato de experiência, com vistas à interação ensino-serviço, além de estimular que os estagiários apresentem seu relatório final de estágio em formato publicável em eventos científicos.

Nesse sentido, houve uma elaboração contextualizada da escrita baseado em Template com informações sobre a construção da Introdução, trajetória metodológica da experiência, resultados, discussão e considerações finais com a Profª Révora Silvério (Curso de Medicina-UFG/RC).

Prosseguiram-se as apresentações com os Aspectos legais que normatizam a escrita cientifica ABNT (6023/2018) com a Profª Graciele Cristina Silva (Docente no PPG Gestão Organizacional-UFG/RC e responsável pelo Serviço de Nutrição/CCOM/UFG/RC);

Orientações acerca da Importância da integridade acadêmica na escrita científica com a Prof.ª Adriana Freitas Neves – Coordenadora do CEP/UFF/RC.

Instruções sobre a Construção dos slides para apresentação Oral frente a banca examinadora com o Doutorando Marcos Faleiros do PPG em Química/UFG/RC

E finalizamos brilhantemente com dicas sobre a Oratória para apresentação do trabalho Oral com o Jornalista e Repórter Leandro Fernandes Simões.

Por fim, os estudantes presentes concorreram ao sorteio de brindes, doados pela Editora Letras do Cerrado e CGE/RC.

Enfim, foi um Evento muito produtivo, uma vez que os estudantes ali presentes puderam construir o esboço do Relato de Experiência com esclarecimentos das dúvidas, diretamente com o palestrante.

Auditório Prof.ª Sirlene Duarte recebeu ótimo público na I Oficina de Escrita de Relato de Experiência

Houveram 118 inscrições no formulário digital, 29 inscrições presenciais totalizando presencialmente 147 participantes.

Clique aqui para acessar as fotos da Oficina.

Categorias: Noticias